Prática educativa

Nosso projeto educativo parte do pressuposto que aprender não é simplesmente reproduzir um conhecimento dado, mas sim, um processo interior de construção de significados. As situações de ensino são planejadas a partir do diagnóstico sobre conhecimentos prévios dos alunos, prevendo sempre o estímulo das operações de pensamento, porque é através de processos de comparação, identificação com semelhanças e diferenças, deduções e hierarquização das informações que se promove a contínua ampliação da rede de conhecimentos de cada indivíduo.

Acreditamos que o processo de aprendizagem funciona como uma engrenagem, uma cadeia em que toda a comunidade escolar deve estar em sintonia. E que o ensino eficaz envolve professores capacitados e comprometidos com o processo de aprendizagem dos alunos, bem como pais presentes, atuantes e parceiros da escola.

Escola e Família - Juntas na missão de educar para a responsabilidade

Educar para a responsabilidade

Queremos para os nossos alunos, o que pais querem para os seus filhos. Que estudem a sério. Que tenham autonomia para aprender. Que tenham acesso às informações necessárias para o conhecimento, mas que sobretudo saibam onde buscá-las, além da sala de aula, discerni-las, selecioná-las e aplicá-las na sua formação intelectual, profissional e de valores humanistas. Que desenvolvam a capacidade da crítica construtiva, do convívio cooperativo e solidário, da responsabilidade para com sua vida, a vida dos outros e da preservação do meio em que vive.

Portanto, que desenvolvam uma cidadania consciente que se expressa em participação ativa na melhoria da condição humana. Que adquiram a sensibilidade necessária para perceber as potencialidades do homem, através do conhecimento científico, artístico e espiritual.

Entendemos que educar para a responsabilidade é educar para ser feliz.