Matemática de forma lúdica

08-08-2014 11:07

Existem várias formas de se aprender matemática e muitas delas podem ser prazeirosas tanto para os professores e alunos.

De acordo com Oliveira (2007) quando crianças ou jovens brincam, demonstram prazer e alegria em aprender. Para a autora eles têm oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos e a curiosidade que os move para participar da brincadeira é, em certo sentido, a mesma que move os cientistas em suas pesquisas. Dessa forma é desejável buscar conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar.

As aulas  de matemática no Valentim procuram aliar o conteúdo teórico e o uso de jogos e curiosidades no ensino da disciplina com o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem através de jogos, como dominó, quebra-cabeça, xadrez, banco imobiliário, memória e outros permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido.

Referência

Sandra Alves de Oliveirapedagoga e especialista em Matemática e Estatística, professora no Departamento de Educação de Guanambi, BA, Uneb.
Artigo publicado na edição nº 377, jornal Mundo Jovem, junho de 2007, página 5.