O uso das tecnologias na educação

08-05-2014 10:45

A cada dia que passa nos convencemos que o uso das tecnologias na educação é fundamental, pois vivemos num mundo tecnológico, onde tudo fazemos implica a utilização de alguma ferramenta tecnológica.

De acordo com o Jornal Metodista as novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno. Essa revolução trazida pela rede mundial possibilita que a informação gerada em qualquer lugar esteja disponível rapidamente. A globalização do conhecimento e a simultaneidade da informação são ganhos inestimáveis para a humanidade.

Na EM Pe José Valentim essa nova demanda para produção do conhecimento está sendo trabalha na Sala de Tecnologias, que é coordenada pelos professores Warley (matutino) e Moisaniel (vespertino), com atividades interativas e mais dinâmicas, estimulando o aluno na busca do conhecimento.

"Não é só o uso do computador, da internet e de outros recursos tecnológicos que farão a diferença para que o aluno realmente aprenda. O professor tem que ter um outro olhar para aquele conteúdo que está sendo ministrado, levar em conta a necessidade de seus alunos e fazer uso das tecnologias como mais uma forma de levar ao conhecimento", afirmou o professor Moisaniel.

"Usar a tecnologia para reproduzir a lousa e giz não é realmente fazer uso dela para produzir conhecimento. As ferramentas tecnológicas oportunizam muito mais dinamismo ao que está sendo ensinado, possibilita interação entre os alunos e professor, aumenta o leque de informações que os educandos poderiam ter se tivessem acesso somente ao livro didático", revelou Warley Ribeiro.