A utilização de filmes como recurso didático nas aulas de Educação Física Escolar

09-02-2011 09:17

Resumo do artigo

Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma metodologia baseada em propostas aplicadas de educação física escolar com o uso de filmes e conjuntos de imagens em sala de aula, desenvolvendo também assuntos de questões éticas, consciência social, valores morais, atitudinais e humanos. Sabendo disso, utilizamos e propomos 10 (dez) filmes, já que (os filmes) fazem parte do cotidiano dos alunos, buscando diversificar a metodologia de atuação para trabalhar assuntos transversais e específicos (violência; inclusão; preconceito racial; sexualidade e superação), previstos e propostos pelo PCN e na Educação Física Escolar. Além de propor a utilização de filmes e o que fazer para enriquecer as aulas, antes e depois do filme, na Educação Física Escolar, como recursos facilitadores à proposta pedagógica e avaliativa do professor, visamos estruturar algumas propostas efetivas a partir de alguns filmes para este trabalho, como forma de exemplificar e demonstrar as possibilidades destas intervenções no contexto das aulas de Educação Física Escolar.