Google Earth: Cultura na Sala de Aula

29-01-2009 20:48

La Crucifixión, Juan de Flandes

Entre as coisas que mais me encantaram quando ouvi falar de uma tal de internet pela primeira vez estava a possibilidade de poder acessar obras e conteúdos diversos sem sair do lugar, ou melhor, ser um verdadeiro nômade digital, pois é isso que somos quando exploramos os diferentes universos de significações que o ciberespaço nos proporciona. Somos presos pelos átomos, mas livres pelos bits. A minha empolgação e curiosidade de lá para cá aumentaram, confesso que é difícil dormir com tanto mundo (virtual) a explorar.

Que tal convidar seus alunos para uma visita ao Museu Nacional del Prado em Madri ? O Google Earth acaba de colocar à disposição dos usuários 14 obras do museu em resolução de 14.000 megapixels. Para conseguir a qualidade desejada os técnicos fizeram 8.200 fotografias, somente para "O Jardim das Delícias Terranas", de Hieronymus Bosch (El Bosco), por exemplo, foram realizadas 1.600 fotografias.
O melhor disso tudo é que estamos apenas no começo da brincadeira. No futuro breve - espero - professores poderão passear com seus alunos pelo Sistema Solar, navegar no Sistema Circulatório, flutuar dentro de um pulmão ou entrar no interior de uma mitocôndria. Os livros não serão mais o principal recurso didático, todo conhecimento estará on-line e a inteligência será cada vez mais distribuída.
Em 1913, Thomas Edison proclamou: "Books will soon be obsolete in schools….It is possible to teach every branch of human knowledge with the motion picture." Será que estamos mais próximos da profecia de Thomas Edison ? O futuro é incerto, principalmente em tempos de internet. Mas também não se trata de uma guerra das mídias, isso não é o mais importante. O fato é que agora podemos contar outras possibilidades mais ricas de interação e de exploração dos sentidos em favor da aprendizagem.

Para testar a função, o usuário precisa estar com o Google Earth instalado em sua máquina. Depois, clicar no comando: "Geographic Web -> Preview -> Museo de Prado” e mais um clique duplo para habilitar as 14 fotos em miniaturas.

Fonte: webparaeducadores.blogspot.com