A Educação Especial em nossa escola

08-05-2014 10:27

O termo "educação especial" denomina tanto uma área de conhecimento quanto um campo de atuação profissional. De um modo geral, a educação especial lida com aqueles fenômenos de ensino e aprendizagem que não têm sido ocupação do sistema de educação regular, porém têm entrado na pauta nas últimas duas décadas, devido ao movimento de educação inclusiva. Historicamente, a educação especial vem lidando com a educação e aperfeiçoamento de indivíduos que não se beneficiaram dos métodos e procedimentos usados pela educação regular. Dentro de tal conceituação, no Brasil, inclui-se em educação especial desde o ensino de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, passando pelo ensino de jovens e adultos, alunos do campo, quilombolas e indígenas, até mesmo o ensino de competências profissionais.

Na EM Pe José Valentim nossos alunos recebem atendimento individualizado através do acompanhamento de professoras especializadas, que se dedicam exclusivamente em atender as necessidades de nossas crianças.

"É um grande desafio para nós educadores, também para pais e alunos, fazer que com que a criança que possui necessidade educacional especial possa ter as mesmas oportunidades que as outras, que ela possa estar inserida na sociedade e ser respeitada", comentou a Professora Sônia, que atua no período vespertino na escola. Além dela, o Valentim conta com as professoras Angelaine e Veruska, que trabalham nos dois períodos.

Na foto acima professora Angelaine e a aluna Ludmila do 2º ano A. "Carinho, amor e muita dedicação é a receita para um trabalho de sucesso", comentou a professora.

Nesta foto a aluna Vitória do 5º Ano A faz pose para sair bem no site da escola, ela tem o acompanhamento da professora Veruska. "Estabelecer objetivos e metas, andando um passo de cada vez, assim que realizamos nosso trabalho no dia-a-dia, pois cada um aprende no seu tempo", relatou a pedagoga.